domingo, 15 de fevereiro de 2015

Berlim

Desci em Berlim vindo de Munique de trem e, ao me deparar com a capital alemã, entendi o significado da unificação. Parecem realmente países diferentes. 

Berlim é cosmopolita e moderna. Lá tem de tudo, como toda boa cidade grande. Mas não deixa de ser limpa e organizada. O transporte público me confundiu um pouco no começo, mas funciona muito bem.

Fiquei hospedada no St. Christphers e gostei muito. Os quartos são ótimos, o café da manhã é bom e tem um barzinho na parte de baixo.


Os principais pontos turísticos da cidade são: Portão de Brandenburgo, Reichstag, Potsdamer Platz, Gendarmenmarkt, Alexanderplatz, Muro de Berlim, Schloss Charlottenburg.

Muito de Berlim ainda gira em torno do turismo relacionado à Guerra. Para quem gosta, existem opções interessantes além dos pedaços do muro. O Museu da Comunicação de Berlim, por exemplo, reúne um grande acervo de cartas dos soldados escritas durante a Guerra. A cidade possui muitos museus interessantes. Indico esse site com maiores detalhes. 

Acima de tudo, a impressão que tive foi que Berlim é uma cidade legal para ficar um tempo, aproveitar com calma os parques, museus e acontecimentos artísticos e culinários que rolam com frequência. 























Além disso, tem o memorial do Holocausto, que eu preferi não conhecer. Esse clima de Segunda Guerra, a meu ver, ainda é forte por lá e, por mais que tenhamos que utilizar a memória de forma construtiva, evitando os erros do passado, eu particularmente acho essa parte da história muito triste e prefiro evitar ir a estes lugares. 

Também dá pra fazer boas compras em Berlim. Uma das dicas é a loja Primark (tem uma perto da Alexanderplatz). Comprei algumas blusinhas de verão bem fresquinhas que usei na própria viagem.

É claro que Berlim não se resume aos pontos turísticos acima. É uma cidade que oferece opções de programas culturais, bons restaurantes e parques maravilhosos. 

Confira aqui todas as atrações de Berlim em ordem alfabética. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário