domingo, 3 de fevereiro de 2013

O Atacama é fantástico!

O Atacama é simplesmente fantástico! Todos os cenários são esplêndidos, cada uma a seu modo...

Vista do aeroporto de Calama
Para chegar a San pedro do Atacama você deve ir até o aeroporto de Calama e de lá pegar um transfer a San Pedro do Atacama. Uma das empresas mais conhecidas é a Licancabur. O guichê fica no desembarque, ou seja, muito fácil. O valor do transfer fica entre 10.000 a 12.000 CLP (pesos chilenos).
A viagem dura em torno de uma hora.



Aeroporto de Calama




















San Pedro é uma charmosa cidade construída em adobe (uma espécie de barro que mantém a temperatura fresca dentro das construções). Apesar de rústica, é muito turística, com restaurantes de culinária internacional espalhados pela cidade, assim como pequenos e charmosos bares e cafés.


Assim que cheguei, fui a uma agência indicada no site Mochileiros, a Colque tours. Escrevi para a eles (na agência do Atacama) e perguntei se aceitavam cartão de crédito. Confirmaram que sim. Chegando lá, no entanto, me disseram que não aceitavam. Perguntei os preços e saí pesquisando outras. Percebi que existem mesmo umas mais baratas e outras mais caras mas a diferença não é tanta assim. Fechei todos os passeios com a Turis Tour (considerada uma das mais caras), a maior vantagem, a meu ver, é que aceitavam cartão de crédito.

A agência é boa, não tenho do que reclamar. Fechei um tour na Bolívia (3 noites, 4 dias) com a Atacama Mística e também gostei. Os passeios no Atacama ficaram por uns R$ 1000,00. Fechei quase tudo, exceto os vulcões e o Vale do arco-íris (me disseram que vale a pena!). O tour da Bolívia saiu por R$ 400,00, com tudo incluso. Fora isso, você levar 5.000 Bolivianos para a entrada no Uyunni. Leve um pouco mais, pois todos os banheiros na Bolívia são pagos.

Os passeios que fiz no Atacama foram:

Tour Arqueológico: Achei um pouco caro para o que eles fornecem. Pra quem já viu Machu Picchu (claro que a intenção não é comparar, mas é inevitável) não tem muita graça. Não deixa de ser interessante conhecer a história do lugar e do povo Lickanantay, que deu origem à população local. Uma coisa muito triste é que, em razão das sucessivas invasões, essas populações viviam apenas para a subsistência, ou seja, havia poucos objetos e todos com funções de manutenção de atividades domésticas. Não havia espaço para a arte, por exemplo, eles mal conseguiam sobreviver e suas cultura perdeu-se no tempo...


Lickanantay (comunidade que habitava e que originou a população local)


























Vale da Lua e Vale da Morte: a paisagem é fascinante. O lugar ganhou esse nome por parecer uma paisagem lunar. Não há palavras para descrever o lugar, aliás, nem fotos conseguem traduzir a beleza e o exotismo único do lugar!




Deserto de sal




Três Marias




Pedra de sal






Pedra do coiote


O majestoso vulcão Licancabur iluminado pelo pôr-do-sol










































Termas de Puritama: um passeio agradável. Do lado de fora, friozinho. Você chega a um lugar plano e desce à pé até as termas, um lugar lindo com águas aquecidas e terapêuticas! Delicioso!




















Salar do Atacama: O salar do Atacama tem vários setores e um é diferente do outro. Fui em dois deles, o primeiro no mesmo dia que conheci a Laguna Cejar e tem aquela carinha de salar, mesmo: tudo branquinho com uma água no chão refletindo o céu e as montanhas. Eu imagino que o céu (agora no sentido religioso) deva se parecer assim. É maravilhoso!









É tudo sal!


























Laguna Cejar: a lagoa mais salgada do mundo (mais que o Mar Morto), onde é impossível não flutuar! Antes da laguna, uma pequena parada no meio do deserto para conhecer dois pequenos lagos, dois buracos redondos no meio do nada, que parece que foram cavados lá...mas não foram, é tudo natural!




Laguna Cejar




Paisagem vista da Laguna Cejar




Licancabur visto da Laguna Cejar






Laguna Cejar






O céu mais azul do planeta!




Lagoas no meio do deserto























Salar do Atacama e Machuca: Aqui conheci outro setor do Salar do Atacama, cheio de flamingos e bem diferente do primeiro. O solo é mais acidentado e o sal se mistura com a terra. Também vale muito a pena! Na volta, uma parada no pequeno povoado de Machuca, onde você pode provar carne de lhama ou empanadas de queijo. Como sou vegetariana, lamento muito pela lhama (rsrs).




Esse é o  pequeno crustáceo que serve de comidinha dos flamingos


Salar do Atacama










Pequeno roedor


Machuca


Adicionar legenda























































Lagunas Altiplânicas: Uma das mais tradicionais paisagens do Atacama. Se você colocar "Atacama" no Google, provavelmente as primeiras fotos serão destas lagunas. Mais uma vez, a grandiosidade da natureza deixa sem palavras! É lindo demais! Entre gaivotas e vicunhas, uma paisagem fantástica fascina qualquer um! Leve agasalhos, pois o vento é cortante.




Lagunas Altiplânicas




Vicunha





















Geiseres del Tatio: Eu não sabia o que era frio até esse dia! Saímos às 4:30 da manhã e subimos, por mais uma hora até onde ficam os geiseres. Quando chegamos, a temperatura era de 7 graus negativos! Eu estava com três calças, umas quatro blusas, luva e touca, mas até meus olhos doíam. Não deixei de tirar fotos, o lugar é muito diferente. O café da manhã oferecido pela turistour deixou a desejar, primeiro porque não tenho vontade de comer numa temperatura tão baixa (era tudo ao ar livre) e segundo porque consistia num sanduíche com presunto, que eu não como. O guia pegou 'emprestado' um pouco de queijo com outra agência, poderia ser bem melhor...
































Salar de tara: Também mais um lugar fascinante do Atacama. Paisagens lindas e únicas. O salar de Tara é diferente do Salar do Atacama. Lá tudo é único e vale a pena conhecer tudo. 



Vista do Licancabur de "costas" rsrs, sempre lindo!































Pueblo de San Pedro de Atacama: a cidade é rústica, mas charmosa. Possui todos os tipos de comércio, para todos os gostos e bolsos: desde pequenas lanchonetes a restaurantes gourmet. Quase todos os locais aceitam cartão de crédito e também é possível realizar saques ou fazer o câmbio. O museu é bem interessante. Outro destaque foi o cemitério da cidade, bem típico. Uma das minhas melhores lembranças é o majestoso vulcão Licancabur, que pode ser avistado quase da cidade toda!




Centro de San Pedro


Museu
















Cemitério


Vista interna do museu


O Atacama é fan-tás-ti-co! Vale muitíssimo a pena passar uns dias e conhecer o máximo possível.

Veja também: Fazendo as malas - deserto do Atacama



Nenhum comentário:

Postar um comentário