domingo, 27 de janeiro de 2013

Santiago do Chile

Santiago é uma cidade linda! Limpa, com uma arquitetura rica e um quê que Europa. 







Fiquei hospedada no Hostel Bella Vista: atendimento ruim, não é grande coisa, mas a localização compensa tudo! Estava no bairro da Bella Vista, um bairro boêmio, que transpira cultura e movimento, cheio de bares e restaurantes e a Galeria Bella Vista, onde você pode encontrar ótimos restaurantes, lojas de artesanato, cafés, sorvete...era realmente agradável chegar cansada no fim do dia e andar apenas uma quadra para me deliciar com a comida chilena...



Hostel Bella Vista


Patio Bella Vista












Blues no Bella Vista


Rua de Santiago




Valpaíso é aquele lugar que transpira história. Casas coloridas, o contraste entre o antigo e o novo, o impacto da simplicidade. Não tem como não lembrar de Isabel Allende ou de Neruda (aliás, uma das casas dele é atração lá). Fechei um pacote (na rodoviária de Santiago) de um dia que incluía Valparaíso e Viña Del Mar, mas se tiver tempo, vale a pena ir por conta própria e passar mais tempo. 


Igreja mais antiga

Vista do Pacífico

Construções históricas


Cores!

Casa de Neruda

Construção militar

Casa de Neruda


Viña Del Mar é uma graça! Bem diferente de Valparaíso, é uma cidade de praia, clima leve, descontraído, mas sofisticado. As geladas águas do Pacífico raramente possibilitam um banho de mar, mas a vista vale a pena! O guia nos levou em um restaurante que cheirava a óleo queimado na beira mar. Como não havia nada para mim no cardápio, saí por mim mesma e, na rua de trás (num lindo centrinho comercial da cidade), encontrei um restaurante agradável, comida deliciosa e com preço bem mais acessível. A busca valeu a pena!


Viña del Mar




Delicioso suco de framboesa e uma massa divina quase à beira mar



Anoitecendo no Pacífico


O Valle Nevado é lindo! Fui no começo do inverno, ainda não era possível esquiar, mas eu nunca me senti muito atraída pelo esqui, queria mesmo ver as paisagens. É um lindo passeio. Fui com uma agência que contratei no bairro Bella Vista. Na temporada de neve, é difícil subir com carro comum, sem correntes nas rodas então, não arrisque! 





Sentada num rio congelado




As principais atrações da capital chilena são: 


Centro histórico: como em todos os países, construções antigas mescladas à modernidade . Casa da Moneda e Plaza de Armas são algumas das belas atrações. 





Plaza de armas





Cerro Santa Lucia: lindo! Um passeio muito agradável, vale a pena conhecer e fica perto do centro.






No topo do Santa Lucia








Mercado central: lá você vai se sentir em casa, eles falam até português (muitos brasileiros trabalham lá)! Não perca o mico de tirar uma foto com a bandeira do Chile. Vale a pena almoçar em um dos charmosos restaurantes. Eu, que sou vegetariana, encontrei opções de massa (ainda bem que eu adoro massas! rsrs), mas a especialidade são do frutos do mar...




Tomando um pisco no Mercado




Cerro San Cristobal: um pouco mais afastado da cidade, mas possui uma vista linda! Para subir, você usará um funicular (bondinho). O funicular fica no fim da rua Pio Nono (estação Baquedado, na BellaVista). 


Fiquei em Santiado três dias apenas, reservei um para conhecer a cidade, um para Valapaíso e Viña del Mar e um para o Valle Nevado. 

A gastronomia do Chile é tudo de bom! Mesmo eu sendo vegetariana não passei perrengue! Em todo lugar você encontra bons restaurantes, com cardápio variado. Os preços variam entre R$ 30,00 e R$ 40,00 por pessoa.

As cervejas chilenas são muito boas também. Parece que os brasileiros não entendem muito de cerveja, se comparados com o restante da América Latina...

Santiago é uma cidade linda que transpira cultura, vale a pena dedicar uns dias a essa bela capital!




Um comentário: