domingo, 10 de março de 2013

Mulheres que viajam sozinhas


Eu amo viajar! Amo mesmo, troco qualquer coisa por uma boa viagem! Como estou solteira e tranquila, estabilizada profissional e financeiramente, sem filhos, compromissos ou dívidas (rsrs), resolvi que era hora de cair na estrada. Esse ano viajei em quase todos os feriados, na maioria das vezes sozinha.


A viagem solo é uma experiência única! Quando eu entro no avião eu literalmente largo tudo pra trás, é um momento só meu! E a partir daí eu faço mesmo o que me der na telha. É claro que é muito difícil não fazer amizades no caminho, mas sem grude, sem vínculo, ou seja, é legal conhecer pessoas, ir tomar uma cerveja com novos amigos, mas sem deixar de fazer o que dá vontade.


Ao contrário de muita gente, não me incomodo em absoluto de passar o dia sozinha, explorando uma nova cidade, conversando apenas com quem encontro pelo caminho, e sentar num restaurante, seja no almoço ou até no jantar, sozinha para saborear minha refeição. Muitas vezes, mesmo nos lugares mais turísticos, vejo olhares de curiosidade das famílias e casais. Não me perturbo, pelo contrário, sinto-me vitoriosa de fazer uma coisa que amo sem depender de ninguém!


O maior medo de quem viaja sozinha(o), pelo que posso perceber, é sentir a tal da solidão. Tenho feito algumas viagens solo e garanto que é muito difícil ficar 100% do tempo sozinha. Sempre conheço gente. Claro que algumas pessoas fazem amizade mais fácil, mas ainda que você seja tímida(o), alguém sempre vai puxar papo. Eu, na última viagem, quando ouvia o português (estava no Peru), chegava puxando papo sem constrangimento, os brasileiros geralmente são abertos, principalmente quando estão viajando.


Uma dica boa é se hospedar em albergues da juventude (hostels). É mais barato e a interação é garantida! Começar pelo Brasil também é mais fácil. Quanto mais línguas você falar, mais longe pode ir. Eu me viro com o espanhol e falo inglês, o que eu considero essencial pra viajar.


Os cuidados, aliás, são os mesmos em qualquer lugar do mundo: guardar bem dinheiro, passaporte e documentos. Ficar esperta com a câmera e atenta onde quer que esteja. Sair sozinha à noite apenas se tiver certeza de que está num local seguro (sim, ainda existem cidades seguras!). Na dúvida, pegue um táxi.


Viajar é uma experiência maravilhosa e poder fazer isso do meu jeito me traz uma felicidade única!

Nenhum comentário:

Postar um comentário