domingo, 30 de junho de 2013

Machu Picchu

A melhor base para chegar a Machu Picchu é Cusco. De lá você deve pegar um trem até Águas Calientes, uma pequena cidade aos pés da montanha, cortada por um rio e pela linha de trem. É um lugar fantástico que e já é o prenúncio da magia de Machu Picchu. Para comprar antecipadamente o trem, utilize o site da Peru Rail. 

Trem em Águas Calientes
















Águas Calientes

















Montanhas vistas de Águas Calientes























Há dois tipos de vagões, o comum e o Vistadome, em que  é possível observar a parte de cima. Considerando que você vai passar por montanhas cobertas de neve, acho que vale a pena pagar um pouco mais caro, na ida ou na volta para observar a paisagem. Como minha ida foi à noite, comprei o Vistadome apenas para a volta. 




Vista do trem entre Águas Calientes e Machu Picchu


Lanche servido no trem

Vista no teto do trem






























De Águas Calientes para Machu Picchu você pega mais um ônibus ou caminha, montanha acima, por uns 30 minutos. Acho mais proveitoso guardar as energias para caminhar em Machu Picchu. Os ônibus saem um atrás do outro do centro de Águas Calientes e são baratos.

Existem dois tipos de tickets entrada em Machu Picchu: com e sem Wayna Picchu, ou seja, com ou sem a subida naquela grande montanha que você vê em todas as fotos de Machu Picchu. Existe um número máximo de pessoas por dia para entrar e esse número é ainda mais restrito para fazer a subida. 



Vista do caminho para Machu Picchu

Machu Picchu ainda com neblina, pela manhã

Lhamas


















































Reservei o ticket com a subida em Wayna Picchu, mas graças à incompetência da agência Rasgos del Peru (que, é claro, não recomendo), a reserva foi feita apenas para entrada, sem subida, e só descobri na véspera, ou seja, já não tinha mais lugar!


Foto tradicional (atrás, a montanha pontuda é Wayna Picchu,)























Algumas pessoas preferem garantir a entrada aqui no Brasil, antes da viagem. Reservar com agências  antes da viagem é uma opção (mas escolha uma confiável, por favor) e fiz a transferência de metade do valor via Western Union. Conheci pessoas que fizeram as reservas assim que chegaram ao hostel e deu tudo certo, conseguiram inclusive subir no Wayna Picchu. Os passeios do Vale Sagrado e Machu Picchu, incluindo trem (volta no Vistadome) e hospedagem num Hostel em Águas Calientes saiu por US$ 400,00 (dólares). 

Os procedimentos para compra antecipada podem ser vistos aqui

Há inúmeras agências nas ruas de Cusco e dificilmente você ficará sem ticket, compre com uns dois dias de antecedência.



















Se você entrar em Machu Picchu sem subida ao Wayna Picchu, poderá fazê-lo na hora em que quiser, mas é claro que a manhã é o período favorito. Considero fundamental ter um guia para explicar o local. A história Inca é muito interessante!

Se for subir ao Wayna Picchu, terá que fazê-lo bem cedo, para isso é fundamental pernoitar em Águas Calientes e sair nas primeiras horas da manhã. O nascer do sol é visto da montanha. Eu, particularmente, pernoitei em Águas Calientes e não me arrependo. A cidade é uma graça e é mais fácil acordar cedo para ir a Machu Picchu do que pegar trem e ônibus de Cusco e ainda caminhar o dia todo nas ruínas. 


















O guia explicará os detalhes da arquitetura Inca, assim como fornecerá informações sobre as residências, local de armazenagem de alimentos, formas de defesa contra animais selvagens e inimigos, costumes e rituais religiosos. 

O lugar é mágico e dispensa explicações mais aprofundadas, vale a pena ser conhecido!

Nenhum comentário:

Postar um comentário