sábado, 11 de janeiro de 2014

Salve, Salvador

Fiquei pouquíssimo tempo em Salvador, mas certamente é lugar para voltar e ficar. A cidade não é bonita e também não é feia. Vivendo em São Paulo há tantos anos, quase tudo é melhor do que isso. Na verdade, só Puno, no Peru, consegue ser pior que Sampa, mas ainda não conheço muitos lugares...

Salvador é uma cidade grande, com todos os problemas de uma: trânsito, violência, muita gente, drogas...vá com isso em mente...

Apesar disso, há muito o que fazer na cidade. Fiquei hospedada no Che Lagarto da Barra, que não recomendo: péssimo staff, totalmente desinteressado, ar condicionado horrível, café da manhã muito tarde acho que só começava às 8 ou 9...a única vantagem é a localização: no meio do caminho, dá para pegar um ônibus e ir a qualquer lugar, tem um shopping na rua de trás (claro que não fui lá para ver mais um shopping, mas é sempre prático pra comer).

Alguns pontos turísticos de Salvador: 

Farol e Praia da Barra






Pelourinho (não deixe de ir, é fantástico), se puder, assista a missa na Igreja Nossa Senhora do Rosário, misturada com ritmos africanos, é lindo!




Cenário de uma cena do Pagador de Promessas





Mercado modelo e elevador Lacerda - No Mercado Modelo você pode fazer compras de artesanato e roupas. Achei bem caro, pra falar a verdade. O Elevador Lacerna te leva a uma bela vista e ao Pelourinho.





Igreja do senhor do Bonfim


Praia do Forte


Praia de Itapuã (como diria Vinícius de Moraes)



Ilha de Itaparica e Ilha dos Frades - você pode atravessar de barco saindo do Centro Náutico próximo ao Mercado Modelo.






Dá pra ir a todos estes lugares de ônibus e os cuidados são os mesmos que se toma em qualquer cidade grande. Se você for esperto, nem dá pra perceber que você é turista. 

O pelourinho é perigoso? Olha...não é tanto quanto eu pensava. Claro que é uma zona visada, pois é muito turística, mas também há bastante policiamento, inclusive à noite. Cuidado com as ruas laterais, mais vazias. 

A estrutura turística não é lá essas coisas...a agência que o hostel indicou é ruim e, pelo que percebi, é um regra, o serviço é lento e ruim e nem sempre cumprem o que prometem.

Fui a Salvador num feriado e meu conselho é: vá fora de temporada! Sair de São Paulo buscando paz em Salvador num feriadão foi um erro! 

Ainda assim, vale a pena!










Nenhum comentário:

Postar um comentário