sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Trem na Europa: caindo na real

A maioria das pessoas que nunca usou o trem como transporte na Europa tem aquela imagem de glamour, uma coisa meio Expresso do Oriente (que, aliás, existe e é caríssimo!). 

Eu vou relatar aqui algumas experiências que tive e falar a real sobre os trens na Europa...

As perguntas que todo mundo faz:

Paisagem vista do trem

Vale a pena?

R: Vale a pena, mas alguns comentários são necessários. Se o trecho é curto, até umas 3 horas, é uma boa. Se a sua bagagem não se enquadra nas especificações das cias áreas low cost (leves e pequenas), pode ser uma opção, mas em viagens longas está longe de ser o ideal (vou falar sobre isso mais adiante). Também é uma boa opção em viagens de bate e volta.

É mais barato?

R: não necessariamente. Pode sair mais caro do que os voos low cost. 


Vale a pena comprar com antecedência?

R: Essa era a minha maior dúvida. Acho que vale a pena, sim, comprar aqui do Brasil. Várias empresas vendem online. Cuidado com os "pega-turistas" da Raileurope, procure diretamente a cia de trem do país.
Dá uma olhada nas postagens do Ricardo Freire. Eu consegui comprar pela Bahn e foi tranquilo. Tive problemas com a Raileurope e a SNFC. Os cartões de crédito brasileiros são problemáticos, também. 


Trens Noturnos: cuidado! 

Sabe aquela cena bizarra do filme Eurotrip, que eles pegam um trem com um cara muito esquisito, rsrs, lembrei muito disso. Não tive problemas com os companheiros de cabine e estava com mais três amigos, mas eu não duvido, não. No trecho Paris - Munique a funcionária da Bahn foi categórica ao avisar para não desgrudarmos dos cartões de crédito, dinheiro e passaporte. Claro que isso vale em toda viagem, mas confesso que fiquei meio assustada com isso ali, no "primeiro mundo".

Os trens noturnos não são confortáveis, só, talvez, se você comprar o leito, que é beeem mais caro. Do contrário, você vai dormir sentado a noite toda. O ar condicionado no verão pode ser bem ruim e o trem fica abafado. Além disso, os trens param o tempo todo e fazem muitas manobras, se você tem sono leve, prepare-se para não dormir.

É apertado, desconfortável, barulhento. Vão passar no meio da noite para pegar sua passagem e o passaporte. 

O lugar para colocar a bagagem é bem limitado e, se estiver sozinho(a), pode ser difícil levantá-la acima da sua cabeça. 

Você pode dar o azar de pegar um pessoal bêbado e barulhento, como aconteceu mais de uma vez comigo ou, ainda, uma família que vai abrir um chulé enlatado (até hoje não sei que tipo de comida era aquela, mas pense num chulé bem curtido) e acabar com sua noite. Os europeus fazem a maior farofa nos trens, é normal. Melhor levar alguma coisa, porque a comida é cara. 

Os banheiros são nojentos.

Os tempos de conexão são curtos. Se estiver com bagagem pesada, você pode perder o segundo trem.

Cuidado para não perder o trem ou descer no lugar errado: nem todas as estações você encontra as informações facilmente. Se for descer em locais menores, é bom perguntar, nem que seja para outros passageiros.

Na hora de comprar a passagem, certifique-se de que está comprando o trecho completo e a reserva de assentos. Em Praga, a atendente vendeu apenas a reserva dos assentos. Achamos barato, mas éramos inexperientes. Conclusão: tivemos que pagar dentro do trem (pelo menos não nos jogaram pra fora, rsrs), ficou todo  mundo olhando e foi bem constrangedor.

Cuidado nas estações de trem: roubaram a carteira da esposa do meu amigo na Áustria! Pois é, muita gente de todos os lugares do mundo circula nesses lugares...

Enfim, uma coisa eu já decidi: para trajetos longos, melhor ir de avião.




Nenhum comentário:

Postar um comentário