domingo, 16 de fevereiro de 2014

Veneza fabulosa

Veneza é certamente um daqueles lugares que precisam ser conhecidos! É lindo, é único, é perfeito!

A boa notícia é que, se passar uns dois dias inteiros, você consegue circular pela cidade e conhecer o principal. Se ficar por mais tempo, você aproveitará o clima maravilhoso, a comida deliciosa e o ambiente único da cidade.

Eu juro que o sol bate de forma única na arquitetura lá e eu conseguia perfeitamente imaginar os mercadores do século XIV, na época da Sereníssima República de Veneza...

Primeira vista de Veneza!

Antes de falar sobre a cidade propriamente dita, vamos entender como ela funciona. Eu fiquei hospedada no Mercure Venezia Marguera. Olhando no mapa, dá pra observar que Marghera, que é parte de Veneza, fica longe daquele pedaço bonito que todo mundo quer ver...essa é uma parte "normal" da cidade, sem os famosos canais.



O hotel é excelente, mas eu tinha que pegar um ônibus de uns 15 minutos para chegar àquela Veneza. O táxi custava uns 30 euros, então...ia de ônibus mesmo. 

Eu vi hostels em Veneza e acho que vale a pena ficar naquela parte da cidade. Se você chegar de trem, portanto, desça na Estação Venezia Santa Lucia, e estará no meio do burburinho dos canais. 




Veneza é um lugar que vale a pena andar com calma, perder-se entre as ruas, tomando um gelato ou comendo uma pizza. Os sorvetes são dos deuses! Já a pizza...experimente e chegue à sua conclusão. Ahh, uma coisa interessante sobre a pizza: se pedir uma fatia de pizza, virá a massa e o molho, sem queijo...se pedir uma margherita, aí sim, vem com queijo.


Pizza





Arte por toda parte

Gôndola: o passeio custa 100 euros, eu não fiz questão

Isso é que é sorvete!



Você não pode deixar de ir à Piazza San Marco, um lugar absolutamente lindo! Para entrar na catedral, você deve guardar sua bolsa numa rua lateral e as mulheres devem estar com as pernas cobertas (eles fornecem um pano para amarrar na cintura, caso você não esteja). 


Piazza San Marco









Sinceramente, achei o lado de fora mais interessante, mas já que está em Veneza, não custa conhecer.

Há piazzas lindas e igrejas por todos os lados, é muito bom apenas andar pelas ruas e ir naturalmente descobrindo. Quando cansar, sente-se numa das mesinhas, de preferência perto do canal, tome um vinho ou uma cerveja e observe as variadas embarcações e o movimento de turistas.









Não posso dizer como é a noite de Veneza, inclusive porque percebi que nesse lado turístico da cidade, tudo fecha cedo e mesmo os ônibus para voltar a Marghera encerravam o expediente às 21:00, depois, só de táxi.

Se sobrar um tempinho, vale a pena pegar um Vaporetto (o ônibus em formato de barco) e ir à Burano, uma pequena ilha próxima que, segundo dizem, é uma graça. Eu fui à prima famosa, Murano, mas não recomendo, só tem as fábricas, com peças lindas, mas caríssimas, e você acha lojas mais baratas em Veneza, mesmo.



Lojas de murano



Fabricação do murano, em Murano

Compras em Veneza: logo no começo do canal, do lado direito tem uma loja de murano, bem mais barata do que tudo o que vimos no restante da cidade. Vale a pena levar umas lembranças, sim. Me arrependi de não ter comprado mais...






Se você quiser gastar, há também as famosas lojas de marca espalhadas pela cidade: Victor Hugo, Armani, Balenciaga...várias delas!





Toda a Itália transpira arte! Há exposições por toda parte e a arquitetura é incrível. Veneza é absolutamente necessária! 




Nenhum comentário:

Postar um comentário