sábado, 5 de julho de 2014

Salar de Uyuni (não morra sem conhecer!)

Contratei um tour saindo do Atacama para ir até o Uyuni. Duração: 4 dias. Valor (em 2012): R$ 400,00 com tudo incluso.

Conheci mais duas brasileiras agência e isso fez toda a diferença. Era uma turma grande, divida em três carros (4x4, não entendo nada de carro, rsrs) de 6 pessoas. Fomos as três brasileiras e três portugueses, ou seja, tudo em casa! rsrs

A agência foi a Atacama Mística. Indico, mas deixo uma dica: leve umas guloseimas. A comida é simples e não é muito farta e não há absolutamente nada no caminho nem nas paradas, só um lugar pra dormir, mesmo.

Vulcão pelo caminho

Não fizemos o caminho tradicional entre Atacama e Uyuni, porque havia problemas nas fronteiras entre Chile Bolívia. Não passamos pela famosa Lagoa Verde, mas foi sensacional.

Saímos do Atacama e paramos um hora depois, ainda no Chile, para tomar um café da manhã. Depois seguimos viagem, ainda numa vã. Paramos um pouco antes da fronteira para trocar de carro e dividir as turmas. Isso tomou um certo tempo.

Trocando de carro

Depois, paramos novamente na fronteira com o passaporte em mãos. Parece que a Bolívia estava tentando cobrar propina, mas uma chilena interveio e não tivemos que pagar nada. Seguimos viagem e só paramos novamente para almoçar...num lugar simplesmente inacreditável, segue a foto.

Almoçando sentada em frente aos flamingos

Você entende essa placa? Nem eu rsrs

A comida é simples: arroz (eles dão um jeito de esquentar), milho em lata, atum, tomate e frutas. Viajamos o resto do dia, ele vai parando em paisagens maravilhosas para tirarmos foto. À noite, paramos num lugar para dormir. Estava muito frio, o único chuveiro era de água fria e fora das habitações, ou seja, banho foi impossível!

Jantamos todos juntos numa grande mesa, havia vários carros e tinha outra turma em outra daquelas habitações. Tudo era muito simples e não meio do nada. Não havia tomada para carregarmos baterias.. Dormimos os 6 no mesmo quarto. Estávamos todos exaustos.

Jantar coletivo

Nosso quarto
No dia seguinte também viajamos o dia todo, paramos para comer no meio do nada, vimos paisagens inacreditáveis, e, à noite, dormimos num hotel todo feito de sal (existe um hotel de sal que é o primeiro deles e mais famoso, nesse fomos no dia seguinte). Antes de dormir, tomei um banho gelado (eu realmente precisava!) e jantamos todos juntos, com comida gostosa e vinho! Foi demais!

Laguna colorada

Amo lhamas!

Hotel de sal

No dia seguinte, acordamos cedo. Fomos ver os geiseres, interessante, mas já havia visto no Atacama.

Madrugando para ir aos geiseres

Depois fomos finalmente para o Salar de Uyuni, são quilômetros de sal (tanto em extensão, quanto em profundidade), maravilhoso! As fotos falam por si. Infelizmente não havia água no chão, que faria lindos reflexos do céu, mas ainda assim, foi uma das paisagens mais fantásticas que já vi.

Primeiro paramos numa ilha de cactos gigantes, uma paisagem realmente louca!

Depois, fomos para o meio do salar tirar fotos, foi louco!

Depois das fotos, fomos para a cidade de Uyuni, lá os despedimos dos amigos portugueses e fomos para nossa hospedagem, beeeem simples, mas, enfim...aquela coisa comunitária saudável e mochileira. Também conhecemos em Uyuni um cemitério de trens, incrivel! Eu ficaria o dia todo tirando fotos lá...

Uyuni

No último dia, voltamos para o Atacama. As amigas brasileiras ficaram em Calama, se não me engano, pois seguiriam viagem. Eu ainda teria mais alguns dias em San Pedro.

Toda a experiência foi muito interessante. A convivência com pessoas diferentes, de várias nacionalidades, a precariedade de recursos como forma proposital para que você valorize o que realmente importa: a oportunidade de vivenciar aquele momento e ver aquelas paisagens únicas, tudo isso foi demais!

Aqui tem uma outra versão da viagem, contada por uma das amigas brasileiras, bem mais irreverente (e picante) que a minha...